NOSSO
PROPÓSITO

Nosso Propósito é a inclusão e o desenvolvimento de jovens e crianças nos esportes. O Instituto Gandolpho e o Projeto Velejando Por Um Mundo Melhor.

Faça parte dessa transformação

Pioneiro no Brasil, o projeto usa linguagem de libras para o ensino de vela a todos

O projeto Velejando Por Um Mundo Melhor desenvolveu uma metodologia inovadora de inclusão da vela para deficientes auditivos. A velejadora Luisa Gandolpho aplica aulas para crianças entre 10 e 13 anos, utilizando movimentos com bandeiras e criando novas simbologias em Libras para facilitar a comunicação à distância nas aulas práticas.

A iniciativa realizou uma pesquisa de desenvolvimento humano, já aprovada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), com o apoio da PUC-Rio. O propósito é desenvolver uma nova metodologia de representação de sinais náuticos, que possam ser utilizados em todo o Brasil, possibilitando o ensino e, posteriormente, a inclusão de deficientes auditivos na prática da vela em regatas e competições.

O projeto conta com aulas teóricas, com palestras, trabalhos de respiração, filmes e atividades para que as crianças possam sentir o vento. E também aulas práticas, com o apoio de um clube náutico, onde as crianças têm acesso às embarcações. As ações serão transformadas em materiais pedagógicos e vídeos em línguas de sinais, para compor um Guia de Ensino Oficial, específico para o ensino da Vela para deficientes auditivos. O guia será encaminhado para a Confederação Brasileira de Vela e distribuído em clubes náuticos no Brasil.

Além de deficientes auditivos, Luisa deseja trabalhar com a inclusão e a reabilitação de jovens e crianças através do esporte. Para auxiliar no desenvolvimento de Projetos futuros, foi criado o Instituto Gandolpho, que em parceria com a PUC -Rio, desenvolve pesquisa para o estudo de performance humana e o uso da tecnologia para reabilitação e a inclusão de pessoas através da inovação.

Conheça mais sobre o projeto velejando para um mundo melhor

Nos chame no WhatsApp
1